A NATUREZA DENTRO DO LAR

/ / ÁREAS EXTERNAS, VIVER E DECORAR

0907
Os jardins verticais conquistam cada vez mais espaço no paisagismo brasileiro. Criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos, modificam o ambiente e tornam mais leves e agradáveis os espaços. Geralmente são situados na sala, num canto ou embaixo da escada. Os jardins de inverno podem ou não ter um teto, mas é fundamental que recebam iluminação natural. Se forem cobertos, um teto de vidro ou uma claraboia ajudam a iluminar o local.

Tendência da vida contemporânea, o jardim de inverno vertical dá um toque especial na decoração e mais aconchego ao ambiente, garantindo aos moradores e visitantes a possibilidade de relaxar e se sentir bem, quebrando a frieza do concreto. É a natureza levada para dentro do lar, um verdadeiro espaço de refúgio urbano.

Para criar um canto verde, é importante ter uma boa inspiração e saber cultivar o local com árvores em miniatura, flores e plantas perenes e adequadas ao lugar, e investir em uma decoração personalizada e criativa. As plantas mais indicadas para ambientes internos são pau d’água, zamiocula, rosa de pedra, minicactos e palmeira chamaedórea. As zínias, lírios de um dia, calêndulas, dracena, petúnia, samambaias, dálias, hostas e flores cosmos são perfeitas para locais externos. Além disso, cultivar em casa uma horta com alecrim, manjericão, salsa e cebolinha é uma tendência cada vez mais em voga.

Uma das ideias mais criativas para construir jardins verticais é reaproveitar pallets, criando as chamadas “paredes verdes”. Sua aplicação pode se dar tanto nas paredes internas, purificando e limpando o ar, como em muros externos, combatendo as ilhas de calor urbano. Esses jardins podem ser criados em diferentes materiais, como madeira tratada ou treliças, que são estruturas formadas pelo cruzamento de tiras de madeira ou bambus, utilizando-se placas com vasos acoplados ou em suportes. Com o uso de pallets ou decks, os jardins de inverno proporcionam um resultado surpreendente. É o verde dentro do seu lar.